Definindo a melhor lente intraocular para o seu paciente

  1. Homepage
  2. Definindo a melhor lente intraocular para o seu paciente

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma cirurgia oftalmológica, em especial a de catarata, é a escolha da lente intraocular que substituirá o cristalino doente. Apesar da grande evolução das LIO nas últimas décadas, nem todas as disponíveis no mercado têm a qualidade que o cirurgião precisa para obter os melhores resultados. Afinal, o profissional sabe que para criar diferenciais, é preciso alinhar um conjunto de fatores, que começa com a utilização de um centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta e que seja referência no setor, como o do OftalmoRio, uma equipe de apoio especializada, sua expertise na área e as melhores lentes intraoculares disponíveis no mercado.

Para fidelizar o paciente não basta que o resultado da cirurgia seja satisfatório, ele deve ser excelente. Por isso o bom profissional deve ater-se às diferenças entre as lentes para fazer a escolha certa, com foco na melhor solução. As lentes nacionais, por exemplo, podem parecer atraentes ao paciente por serem mais acessíveis, porém os benefícios ficam bastante aquém dos obtidos com as lentes importadas.

As lentes rígidas, por exemplo, aquelas que existem há mais de duas décadas, demandam incisões grandes, que podem chegar a 7 mm de largura dependendo do modelo. As consequências são previsíveis: até dois meses de recuperação e várias restrições quanto às atividades desenvolvidas para evitar que o corte reabra. Além disso, como não corrigem erros refracionais, após a cirurgia o paciente continua necessitando de óculos de forma integral.

As lentes dobráveis nacionais, por outro lado, apesar de mais modernas ainda estão longe do padrão internacional de qualidade.

Da mesma forma que o cirurgião preza pela modernidade do centro cirúrgico em que opera, ele deve ser criterioso também em relação à escolha da lente intraocular. Além da qualidade superior, entre as importadas há uma variedade maior, permitindo a escolha perfeita para o perfil do seu paciente – permitindo, inclusive, a correção de erros refracionais.

As vantagens começam pelo tamanho da incisão, entre 2,5 mm e 1,7 mm, em cortes autoselantes, que em geral eliminam a necessidade de pontos. A recuperação é mais rápida e muito mais segura. Isso é possível porque, de forma geral, elas têm apenas 6 mm de diâmetro, produzidas em material dobrável com sua qualidade atestada pelos órgãos competentes internacionais, como o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e o selo da Comunidade Européia.

Algumas dessas lentes são capazes de eliminar totalmente o uso de óculos em até 90% dos casos.

As Tri-focais, por exemplo, são consideradas as mais modernas atualmente, conseguem definir bem os focos longe, intermediário e perto levando à independência total dos óculos em 90% dos casos bem selecionados e sem contraindicações.

As lentes multifocais desenvolvem bom foco para longe e perto levando à independência total dos óculos em 85% dos casos. Tanto as lentes intraoculares tri-focais como as multifocais também podem apresentar toricidade, ou seja, correção do astigmatismo.

Há também as lentes intraoculares monofocais, de excelente qualidade. As tóricas, por exemplo, além de substituir o cristalino cataratoso, corrigem o astigmatismo corneano para dioptrias entre 1,0 e 9,0. Isso significa que elas podem diminuir muito a necessidade de óculos para longe, mas para perto, os óculos continuam sendo necessários, entretanto.

Já a lente monofocal asférica corrige a visão de longe compensando as distorções produzidas pela córnea. A visão fica mais nítida, mas para perto o uso de óculos ainda é necessário. Muitas destas lentes intraoculares tri-focais, multifocais e até as monofocais possuem um filtro bloqueador da luz azul e ultravioleta, e suas ópticas além de serem semelhantes à cor natural do cristalino, protegem a retina, dando mais conforto para o seu paciente.

Portanto, escolha as lentes para o seu paciente com o mesmo cuidado que você escolhe o seu centro cirúrgico, lembrando que qualidade e tecnologia de ponta são sempre o melhor custo benefício.

Avatar

Armando Crema

Author Since:  05/01/2018