A tecnologia levando a cirurgia de catarata além

  1. Homepage
  2. A tecnologia levando a cirurgia de catarata além
AAEAAQAAAAAAAAk3AAAAJDczOTgyODBlLWZmMzMtNGVkNS05OTc4LWJkMjI3NTdiMjFjNg

Atualmente o paciente que se submete à cirurgia de catarata busca resultados melhores, incluindo a possibilidade de abandonar os óculos. Mas para isso, é muito importante que o cirurgião trabalhe de forma assertiva e precisa.

Hoje contamos com a tecnologia a nosso favor. São diversos equipamentos com funções específicas que auxiliam os oftalmologistas não só durante a cirurgia, mas também nos exames, avaliações e planejamentos pré-operatórios.

Já falei aqui do LensX® laser, aparelho de alta precisão e reprodutibilidade capaz de realizar OCT de alta resolução para planejamento cirúrgico, e na cirurgia, as incisões, a capsulotomia e a fragmentação do cristalino à laser. Agora, gostaria de apresentar o Verion®, também da Alcon.

Desenvolvido para trabalhar em conjunto com outras tecnologias do fabricante, o Verion, composto pela Unidade de Referência e pelo Marcador Digital, é um sistema guiado por imagens usado no pré e per-operatório em 3 etapas: Imagem, Planejamento e Guia. A ideia é que você melhore o seu processo desde o diagnóstico e planejamento cirúrgico até a cirurgia guiada por imagem de forma precisa.

As 3 etapas do Verion®

  1. Imagem (pré-operatória) – Realizada na Unidade de Referência, essa etapa capta imagens digitais em alta resolução dos vasos da esclera, limbo e íris, formando uma espécie de “impressão digital” do olho. Isso servirá de referência visual para as incisões, capsulotomia e posicionamento da Lente Intra Ocular (LIO).
  2. Planejamento (pré-operatória) –  Na 1ª etapa, junto com as imagens, já são feitas, também, as medidas que são importadas automaticamente pelo software de planejamento. Isso minimiza erros de transcrição e ainda otimiza tempo. Com os dados no software o médico poderá fazer o planejamento cirúrgico, incluindo a escolha da lente mais adequada e sua dioptria. A grande vantagem, enfim, é a possibilidade de cálculos mais precisos de incisões e da lente tórica para tratar o astigmatismo. Todos esses dados de planejamento são salvos em um pen drive para ser levado à cirurgia.
  3. Guia (per-operatória) – Essa etapa é realizada com o Marcador digital, que receberá os dados do planejamento cirúrgico pelo dispositivo USB. As imagens realizadas na 1ª etapa serão usadas como guia para as incisões e alinhamentos em tempo real e ainda levando em conta a ciclo-rotação.

O Verion® pode ser usado com o LensX Laser e diversos microscópios cirúrgicos. No LensX, o Marcador Digital facilita o preenchimento dos parâmetros do paciente, carregando o plano cirúrgico, posicionamento de incisões e capsulotomia.

Quando usado de forma conjunta com o monitor integrado ao Microscópio, o Verion sobrepõe as imagens e as projeta digitalmente no microscópio permitindo que o cirurgião tenha ainda mais consistência e controle a cada etapa cirúrgica.

O equipamento oferece guia de incisões, de capsulorhexis, de centralização para posicionamento de LIOs multifocais e de alinhamento e posicionamento de lentes tóricas.

Assim, com o apoio da tecnologia, é possível realizar cirurgias de catarata com maior precisão, reprodutibilidade, personalização e ainda mais previsibilidade de resultados, oferecendo ao paciente conforto e rápida recuperação com ganhos mais efetivos com relação à cirurgia de catarata tradicional.

Avatar

Armando Crema

Author Since:  05/01/2018